UOL Notícias Notícias
 

25/06/2010 - 12h54

Cristina Kirchner já está no Canadá para a Cúpula do G20

ANSA
TORONTO, 25 JUN (ANSA) - A presidente argentina, Cristina Kirchner, já está na capital do Canadá para a Cúpula do G20 [grupo formado por nações industrializadas e os principais países emergentes], na qual irá defender a reformulação dos organismos internacionais.

Ontem, ainda na Argentina, Cristina afirmou que irá instar a necessidade de "regular a fundo" os temas dos paraísos fiscais.

Referindo-se à viagem, a mandatária ressaltou que também é preciso "reformular os organismos" para que estes "deem respostas à crise econômica global que ameaça aprofundar-se".

Integram a delegação do país sul-americano -- que chegou durante a madrugada ao Canadá -- os ministros da Economia, Amado Boudou, e das Relações Exteriores, Héctor Timerman.

Diversos líderes mundiais já estão em Toronto para participar, além da reunião do G20, da Cúpula do G8 também, entre eles o presidente norte-americano, Barack Obama, e o premier italiano, Silvio Berlusconi.

As atividades foram iniciadas nesta sexta-feira com o encontro dos países-membros do G8 [grupo formado pelos países mais desenvolvidos do mundo]. Amanhã, as discussões se ampliam para as nações emergentes. A cúpula terminará no domingo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua presença em decorrência das enchentes ocorridas em Alagoas e Pernambuco, que já deixaram mais de 50 mortos. O chefe de Governo da Colômbia, Álvaro Uribe, por sua vez, já está na cidade canadense.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h30

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host