UOL Notícias Notícias
 

25/06/2010 - 10h06

Vice-chanceler italiano diz que Cúpula do G20 legitimará papel da América Latina

ANSA
ROMA, 25 JUN (ANSA) - A Cúpula do G20 que ocorre neste fim de semana no Canadá verá a "legitimação do papel global da América Latina, dado que participarão Brasil, Argentina e México", declarou o vice-chanceler italiano, Vincenzo Scotti.

Em um evento sobre as relações entre a América do Sul e a União Europeia (UE), realizado hoje em Roma, o funcionário do Ministério das Relações Exteriores afirmou que a crise "contribuiu para potencializar a posição da América Latina não só como interlocutora, mas também como parceira estratégica da Europa".

Segundo Scotti, as dificuldades econômicas enfrentadas a nível mundial "encontraram nos países latino-americanos uma reação melhor do que nos europeus".

Por isso, a região se coloca hoje como "protagonista ativa da nova governança global, como testemunhado na recente cúpula entre UE, América Latina e Caribe em maio passado em Madri, onde as partes" se mostraram disponíveis "a concretizar as perspectivas de colaboração entre os dois continentes".

A reunião do G20 -- grupo dos países mais ricos do mundo e dos emergentes -- será realizada neste sábado e domingo em Toronto. A comitiva brasileira contará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que de acordo com a Agência Brasil, falará sobre as iniciativas adotadas pelo governo para evitar a contaminação da crise.

Após a cúpula, na semana que vem, Lula e o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, se reunirão durante a viagem que o premier europeu fará ao país. Na agenda da visita, além do encontro entre os dois governantes, há a participação em um seminário de empresários de ambas nações em São Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host