UOL Notícias Notícias
 

26/06/2010 - 19h24

Correa diz que espera 'desculpas' de Santos por incursão contra as Farc no Equador

ANSA
QUITO, 26 JUN (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, disse hoje que espera que o mandatário eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, "pelo menos" confirme as desculpas pela incursão feita em seu país em março de 2008, a fim de continuar a restabelecer relações.

"Veremos como irão as coisas. Pelo menos esperaríamos que se ratifiquem as desculpas já dadas pelo presidente [Álvaro] Uribe, por parte do presidente Santos", afirmou Correa em entrevista à emissora Telesur.

Os dois países possuem divergências devido à incursão militar de dois anos atrás, quando o Exército colombiano atacou um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano. Devido à ação, Quito rompeu relações com Bogotá.

A Justiça equatoriana chegou até a emitir um mandado de prisão contra Santos, acusando-o de ter sido o mandante intelectual da operação militar, já que ele era ministro da Defesa da Colômbia na época.

Correa também reiterou sua exigência para que Bogotá entregue a informação contidas nos computadores que teriam sido apreendidos do guerrilheiro Raúl Reyes, morto durante o ataque e que era então o número dois das Farc.

"Deem-nos os computadores, para ver o que dizem e ver quem é quem. Nós não temos nada a temer", declarou o chefe de Governo equatoriano.

Antes do pleito que o elegeu para o Executivo colombiano -- e cujo segundo turno foi realizado no último domingo --, Santos havia oferecido disponibilizar os dados recolhidos com os equipamentos, mas Bogotá sustenta oficialmente que já entregou todas as informações que podia sem comprometer sua segurança interna.

Equador e Colômbia retomaram relações diplomáticas bilaterais de maneira parcial em novembro de 2009, quando tomaram posse os respectivos encarregados de negócios nas embaixadas de cada país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host