UOL Notícias Notícias
 

27/06/2010 - 16h15

Jornalistas da Venezuela protestam contra pressões do governo

ANSA
CARACAS, 27 JUN (ANSA) - Os profissionais de imprensa da Venezuela realizaram neste domingo uma marcha de apoio ao canal Globovisión, que consideram sob ameaça de ser fechado pelo governo do presidente Hugo Chávez.

No Dia Nacional do Jornalista, os manifestantes se concentraram em frente à sede do veículo de comunicação, onde gritaram a favor da liberdade de expressão, com o lema de que "opinar não é crime".

Eles também deram um "cartão vermelho" ao governo pelo fechamento de 34 emissoras e canais durante o ano passado, sob a alegação de irregularidades em suas concessões, e pelas supostas pressões contra a Globovisión.

O porta-voz do Colégio Nacional de Jornalistas (CNP), Marcos Ruiz, assinalou que a ordem de prisão contra os dois principais acionistas do veículo -- por questões empresariais alheias à imprensa -- é uma "ameaça" para que a emissora mude sua linha editorial.

"A Globovisión conta com seis processos administrativos e é evidente que esta nova arremetida contra os acionistas se trata efetivamente de uma perseguição à liberdade de expressão", declarou Ruiz.

O presidente do canal, Guillermo Zuloaga, é alvo de uma ordem de prisão por crime de "usura" na comercialização de automóveis, e seu sócio Nelson Mezerhane foi acusado pela quebra de um banco. Ambos são requeridos pela Justiça e estão foragidos no exterior.

Em uma coluna dedicada aos jornalistas, Chávez destacou que estes profissionais devem empunhar as armas da "ética e da justiça" e ser aliados da população.

"Só assim escaparão daqueles que pretendem convertê-los em cúmplices, utilizá-los para a desinformação, a tergiversação, a descontextualização, a omissão, a manipulação", assinalou o presidente venezuelano, que felicitou os comunicadores "que estão a serviço do povo em uma mesma batalha por sua dignidade".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h19

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h24

    -0,47
    63.782,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host