UOL Notícias Notícias
 

30/06/2010 - 14h10

Itália e Panamá assinam acordo de cooperação na área de segurança

ANSA
CIDADE DO PANAMÁ, 30 JUN (ANSA) - O premier italiano, Silvio Berlusconi, e o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, assinaram hoje um memorando de cooperação com o objetivo de "garantir a segurança e acabar com o tráfico de clandestinos".

"Graças às excelentes tecnologias da Itália utilizadas para o controle das costas será reforçada a colaboração contra o narcotráfico e contra as embarcações clandestinas", declarou o primeiro-ministro após uma reunião com o mandatário do país centro-americano na capital panamenha.

"Junto a Martinelli trabalhamos por uma colaboração futura, pelo bem do Panamá e para garantir a segurança e acabar com o tráfico de clandestinos", complementou Berlusconi.

Desde o último ano, com a implementação de novos programas, o governo italiano tem diminuído consideravelmente o número de ilegais que chegam à Europa por meio de acessos ao sul do país.

O chefe de Governo europeu ressaltou ainda que "o Canal do Panamá tem muito da Itália", já que em 1854 um italiano teria apresentado o primeiro projeto para a realização da obra.

"É fácil trabalhar com o amigo Martinelli porque ambos viemos do mundo do trabalho, não da política, não somos especialistas da política", completou Berlusconi.

Por sua vez, Martinelli agradeceu o primeiro-ministro "pelo que fez pelo Panamá e também pelo empenho dado em favor da assinatura de um acordo de livre comércio com a União Europeia", assinado em maio passado entre países da América Central e o bloco europeu.

O italiano ainda deve comparecer aos encontros da XXXV Reunião Ordinária de Chefes de Estado e de Governo dos países-membros do Sistema de Integração Centro-Americano (Sica), realizada no Panamá desde ontem.

A visita, considerada histórica por ser a primeira de um chefe de Governo italiano em 106 anos, será a última escala de Berlusconi pelo continente americano. Antes, ele esteve no Canadá e no Brasil.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host