UOL Notícias Notícias
 

30/06/2010 - 13h22

Oposição mexicana recusa chamado de Calderón ao diálogo

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 30 JUN (ANSA) - Setores da oposição mexicana rechaçaram o chamado feito ontem pelo presidente Felipe Calderón por um "diálogo nacional", após o assassinato do candidato Rodolfo Torre Cantú na segunda-feira.

Apesar de parte da esquerda se mostrar disposta a atender o apelo do mandatário, o ex-presidenciável Andrés López Obrador, que concorreu em 2006 contra Calderón, qualificou a proposta como uma "nova manobra política".

O chefe de Governo mexicano se dirigiu à população em rede nacional solicitando a todos os partidos que se unissem a fim de deter a violência e o tráfico de drogas.

O assassinato de Torre Cantú -- candidato a governador do estado de Tamaulipas pelo oposicionista Partido Revolucionário Institucional (PRI, de centro) e favorito para as eleições deste domingo -- foi resultado de uma emboscada.

López Obrador assinalou que só se sentará à mesa com Calderón "se vir que há realmente interesse para que se deem as mudanças no país a fim de enfrentar a insegurança e a violência".

De sua parte, a presidente nacional do PRI, Beatriz Paredes, acusou o governo de pretender obter um "lucro político" com a tragédia. Segundo ela, seu partido sempre esteve "disposto a dialogar, mas com lideranças legítimas e não fruto do oportunismo".

O crime marca um salto na onda de violência decorrente do narcotráfico e da luta promovida por Calderón contra os carteis, que já provocou a morte de pelo menos 24 mil pessoas desde dezembro de 2006.

No próximo domingo, parte da população mexicana irá às urnas para escolher os legisladores de 14 estados e os governadores de 12. No início da semana, o Instituto Eleitoral de Tamaulipas informou que o assassinato de Torre Cantú não alteraria a realização do pleito.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host