UOL Notícias Notícias
 

30/06/2010 - 13h34

Papa saúda secretário de Estado do Vaticano em aniversário de sacerdócio

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 30 JUN (ANSA) - O papa Bento XVI expressou "estima" e "gratidão" pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, que amanhã completa 50 anos de ordenação sacerdotal.

Em ocasião da data, o Pontífice enviou uma carta ao religioso, publicada pelo jornal vaticano L´Osservatore Romano, na qual relembra os "tempos difíceis" que a Igreja Católica atravessa e o define como uma pessoa próxima que ajuda a reforçar a "família de Deus".

"Há entre nós uma recíproca e assídua familiaridade que deriva do fato de estarmos quase sempre juntos", comentou o Papa na missiva.

Em outra parte do documento, Bento XVI contou que havia um desejo de "que ele fosse um colaborador próximo, e por isso foi escolhido para ser secretário de Estado, com quem divido decisões e tarefas".

"Sem dúvida você está progredindo com grande empenho e habilidade em ser partícipe dos nossos projetos pastorais em relação à Igreja Universal, e em nossas iniciativas no mundo inteiro, porque a família de Deus se reforça e o mundo se torna mais harmonioso", exaltou o Pontífice.

Bertone nasceu em 2 de dezembro de 1934 na cidade de Romano Canavese, na Itália, e já foi professor de teologia em diversas universidades. Além de ser secretário de Estado do Vaticano, ele é Camerlengo da Santa Sé.

O Carmelengo é a pessoa responsável pela administração dos bens da Santa Sé na ausência do Papa e pelos assuntos relacionados a ele e ao Estado do Vaticano durante o período correspondido à morte de um pontífice e à eleição do próximo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h29

    -0,11
    3,263
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h35

    0,69
    63.092,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host