UOL Notícias Notícias
 
01/07/2010 - 14h43 / Atualizada 01/07/2010 - 15h35

Chile: Ex-ministro de Ricardo Lagos é condenado por fraude

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 1 JUL (ANSA) - O ex-ministro de Obras Públicas Carlos Cruz foi condenado hoje em primeira instância a três anos de prisão domiciliar por fraude ao fisco.

A sentença, comunicada hoje ao réu pela juíza Gloria Ana Chevesich, determina ainda que o ex-ministro do governo de Ricardo Lagos, que administrou o Chile de 2000 a 2006, deverá pagar uma multa de cerca de US$ 1,5 milhão.

Pelo mesmo delito também foi condenado o ex-chefe de Finanças do Ministério de Obras Públicas Sergio Cortés, sentenciado a uma pena de cinco anos de prisão com o benefício da liberdade vigiada, e Héctor Peña Véliz, dono de uma consultoria, a 60 dias de pena atenuada, ou seja, poderá cumprir a determinação sem ir à prisão, apresentando-se periodicamente às autoridades.

No total, foram condenados 14 dos 31 investigados por uma fraude que beirou os US$ 2,3 milhões, sendo que metade do montante foi gasto e não se pôde descobrir seu destino.

Cruz se retirou do tribunal sem declarações, mas seu advogado José Pablo Forteza antecipou que apelará da decisão.

"Estamos muito tranquilos, não nos surpreende a decisão. Estamos preparados para ir à Corte (Suprema) e reverter a situação, que nos parece muito injusta", disse.

O advogado de acusação Cristián Letelier se disse "muito contente porque foi feito um trabalho árduo e chegou-se a determinar que houve fraude ao fisco em uma soma sideral".

"Espero que nunca mais em nenhuma repartição pública ocorram casos como estes", indicou. A investigação do caso se estendeu por mais de sete anos.

O caso conhecido como MOP-Gate incluiu também um eventual desvio de fundos para a campanha de Lagos -- integrante da coalizão de esquerda Concertación -- em 1999. O ex-presidente foi interrogado por duas vezes, por escrito.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h49

    -0,33
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h55

    1,47
    62.577,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host