UOL Notícias Notícias
 
01/07/2010 - 12h58 / Atualizada 01/07/2010 - 13h45

Vice-procuradora mexicana é assassinada a três dias de eleições estaduais

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 1 JUL (ANSA) - A vice-procuradora de Assuntos Internos do estado mexicano de Chihuahua, Sandra Salas, foi assassinada por um grupo armado em Ciudad Juárez, a três dias das eleições estaduais do país, segundo informaram hoje fontes oficiais.

O porta-voz da promotoria provincial, Carlos González, indicou que a funcionária estava em seu automóvel junto a seus seguranças quando o veículo foi atacado por desconhecidos. Um dos responsáveis pela guarda de Salas ficou ferido e foi levado a um hospital.

González relatou que ainda não se sabe quais foram as causas do atentado, ocorrido na cidade de 1,5 milhão de habitantes que é considerada a mais perigosa do mundo, e se localiza na fronteira com os Estados Unidos.

Desde que Felipe Calderón assumiu o governo mexicano em dezembro de 2006, inaugurando a militarização do combate ao narcotráfico, calcula-se que pelo menos 23 mil pessoas tenham sido assassinadas em todo o país em decorrência dessa luta. Há estimativas de que uma em cada quatro das vítimas fatais morreram em Ciudad Juárez.

O jornal Reforma revelou também nesta quinta-feira que até agora foram registrados 5.478 homicídios em todo o país neste ano, o que equivale a um aumento de 86,9% em relação ao mesmo período de 2009.

A morte da vice-procuradora é mais uma ação violenta realizada pouco antes das eleições estaduais deste domingo, nas quais parte da população mexicana irá às urnas para escolher os governadores e legisladores de 12 estados e os parlamentares de outros dois.

Na segunda-feira, o candidato Rodolfo Torre Cantú, favorito ao Executivo do estado de Tamaulipas pelo oposicionista Partido Revolucionário Institucional (PRI), foi assassinado em uma emboscada. O crime fez com que Calderón pedisse a todos os partidos que se unissem a fim de deter a violência e o tráfico de drogas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host