UOL Notícias Notícias
 
02/07/2010 - 19h07 / Atualizada 02/07/2010 - 19h44

Chávez está disposto a se reunir com presidente eleito da Colômbia

ANSA
CARACAS, 2 JUL (ANSA) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que está disposto a se encontrar com o mandatário eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, para melhorar as difíceis relações entre os dois países.

"Se tiver que me reunir com o novo presidente da Colômbia e dar a mão a ele, não terei problemas", afirmou Chávez, recordando cumprimentos a líderes dos EUA, país com o qual não mantém uma boa relação.

"Não tenho problemas em dar [a mão], peço somente que respeitem meu país, que nos permitam sermos livres e construir a liberdade, para nos libertarmos do jugo da ditadura da burguesia", assegurou.

O venezuelano, que antes das eleições na Colômbia havia ameaçado não negociar com Santos caso ele fosse vencedor, admitiu o reconhecimento dado pelos eleitores.

"O imperialismo está mais interessado em um conflito entre Colômbia e Venezuela, mas nós seguiremos avançando pelo caminho da paz", disse.

Durante a campanha eleitoral, Santos também reiterou o desejo de se encontrar com Chávez para normalizar os vínculos bilaterais, embora este afirmasse ser "muito difícil" retomar os laços entre os países com um presidente que tivesse o apoio do atual líder colombiano, Álvaro Uribe.

O presidente da Venezuela acusava Santos de ser um "perigo" para a paz regional por ter coordenado, como ministro da Defesa, um ataque a um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano, em 2008. Na época, a ação desencadeou uma crise regional, a ruptura com Quito e um distanciamento de Caracas.

Desde o último ano, a Venezuela também mantém congeladas as relações bilaterais com a Colômbia. Em fevereiro passado, Chávez e Uribe ainda chegaram a protagonizar um bate-boca durante a última Cúpula do Grupo do Rio, realizada no México.

Estima-se que a postura de Santos -- que assume a presidência em agosto -- será mais conciliadora e que, portanto, ele terá mais sucesso na política direcionada aos vizinhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h09

    -0,10
    3,133
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h19

    0,52
    76.369,47
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host