UOL Notícias Notícias
 
02/07/2010 - 17h12 / Atualizada 02/07/2010 - 17h50

CIDH expressa 'profunda preocupação' por mortes de jornalistas no México

ANSA
WASHINGTON, 2 JUL (ANSA) - A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) expressou hoje sua "profunda preocupação" pelo assassinato do jornalista Juan Francisco Rodríguez Ríos e sua esposa María Elvira Hernández em Coyuca de Benítez, no estado de Guerrero.

A relatoria da CIDH, que faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA), reivindicou das autoridades mexicanas que empreendam "todos os esforços necessários para esclarecer de forma rápida e efetiva estes crimes, de modo que os responsáveis sejam julgados e devidamente punidos".

O organismo também pediu "mais uma vez" a adoção de "mecanismos de proteção dos jornalistas em risco e a implementação de medidas eficazes de luta contra a impunidade dos crimes cometidos contra os comunicadores".

A relatoria lembrou que, "durante 2009, ao menos dez jornalistas foram assassinados no México" e que o estado de Guerrero, "onde no ano passado foram assassinados três repórteres, tornou-se um dos lugares mais perigosos para a prática do jornalismo em toda a região".

Nos primeiros meses de 2010, foram noticiadas duas mortes e ao menos cinco sequestros de jornalistas no México, destacou a relatoria. Rodríguez Ríos foi morto na última terça-feira. O primeiro repórter executado foi Valentín Valdés Espinosa, que no início do ano foi sequestrado e morto na cidade de Saltillo.

De acordo com o Comitê de Proteção ao Jornalistas (CPJ), o México é um dos países mais perigosos para o exercício da profissão. Foram 42 profissionais da imprensa mortos desde 1992, sendo que 18 pelo menos morreram em represália ao seu trabalho.

A entidade pediu ainda ao Estado mexicano que "conduza de maneira eficaz as investigações existentes sobre os crimes contra os comunicadores e que adote, o quanto antes, medidas indispensáveis para proteger o livre exercício do jornalismo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host