UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 09h02 / Atualizada 05/07/2010 - 10h16

Oposição se declara 'primeira força eleitoral' do México após vitória segundo pesquisas

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 5 JUN (ANSA) - O oposicionista Partido Revolucionário Institucional, de centro, "ratificou hoje [ontem] ser a primeira força eleitoral" do México, declarou a dirigente nacional Beatriz Paredes, ao comentar os resultados das eleições estaduais deste domingo.

Em uma coletiva de imprensa, ela acusou os partidos Ação Nacional (PAN, governista), da Revolução Democrática (PRD), do Trabalho (PT) e Convergência de violentar a lei ao se considerar ganhadores antes do fechamento das urnas.

Segundo pesquisas, o PRI teria vencido em pelo menos nove dos 12 estados que escolhiam governadores. Cerca de 31,8 milhões de mexicanos estavam habilitados para comparecer às zonas eleitorais e renovar também os congressos de 14 estados e as prefeituras de 1.500 localidades.

Paredes afirmou ainda que "nosso triunfo é contundente nas entidades onde houve eleições", em resposta aos dirigentes do PAN e do PRD que previamente asseguraram suas vitórias nos Executivos de Puebla e Oaxaca.

"Nos surpreendeu muito que se declararam ganhadores antes que houvessem fechado as urnas. Me parece muito pouco sério que faltando tempo em termos de lei, houvesse pronunciamentos dessa natureza", reprovou ela.

A dirigente oposicionista também assegurou o triunfo do PRI em Aguascalientes, Chihuahua, Durango, Hidalgo, e Puebla, segundo dados de bocas-de-urna.

"Estaremos atentos à contagem específica, que por seu tamanho e geografia é muito difícil em Chiapas e Baixa Califórnia", disse ela. "Em Quintana Roo, Sinaloa, Tamaulipas, Tlaxcala e Zacatecas ganhamos", garantiu ainda.

Analistas políticos consideram a jornada deste domingo um teste para o pleito presidencial de 2012, em um país marcado pela violência e o narcotráfico. Desde 2006, quando o mandatário Felipe Calderón inaugurou uma política de enfrentamento armado contra o crime, pelo menos 23 mil pessoas morreram em decorrência dessa luta.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host