UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 15h30 / Atualizada 06/07/2010 - 15h57

Aliança formada pelo PAN exige recontagem de votos no México

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 6 JUL (ANSA) - Os partidos Ação Nacional (PAN, de direita) -- do presidente mexicano, Felipe Calderón -- e Revolução Democrática (PRD, de esquerda), aliados nas eleições de domingo passado, exigiram hoje a recontagem de votos nos estados de Durango e Veracruz, onde garantem ter vencido.

O Partido Revolucionário Institucional (PRI, de centro), principal partido da oposição ao Governo federal, obtinha vantagem no fechamento da apuração preliminar em nove estados. Porém, em dois -- Durango e Veracruz --, as vitórias teriam sido muito apertadas.

Miguel Ángel Yunes, candidato da coalizão PAN e a minoritária Nova Aliança, em Veracruz, assegurou ter triunfado, ainda que os números oficiais sejam favoráveis ao seu rival Javier Duarte (PRI) por uma diferença de três pontos.

Em Durango, a aliança opositora entre o PAN e o PRD, cujo candidato a governador era José Aispuro, defendeu sua vitória sobre Jorge Herrera (PRI) e acusou a legenda adversária de tentar anular 20 mil votos.

As coalizões lideradas pelo PAN e pelo PRD foram feitas em outros três estados -- Sinaloa, Oaxaca e Puebla --, redutos do PRI. Neles, o PRI foi derrotado após 80 anos de governo ininterrupto. Nestes estados, os dois partidos, além de fazerem aliança, recrutaram políticos originalmente do PRI.

Nas eleições de domingo votou-se para autoridades regionais em 14 dos 31 estados, mas só em 12 esteve em disputa o cargo de governador.

Contudo, o pleito era considerado um teste para o governo de Felipe Calderón, iniciado em dezembro de 2006. Com uma forte política militar contra o narcotráfico, o mandatário enfrenta duras críticas de organizações de direitos humanos pelo aumento da violência. Segundo dados locais, mais de 23 mil pessoas morreram nos últimos três anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host