UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 17h41 / Atualizada 06/07/2010 - 18h20

Em viagem a Lima, Lugo afirma que América Latina deve ser 'exemplo' para o mundo

ANSA
LIMA, 6 JUL (ANSA) - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, reafirmou hoje a decisão de seu país de contribuir para converter a América Latina em "um exemplo de paz e integração" para o mundo. Lugo falou sobre a região em visita a Lima, onde foi condecorado pelo Congresso peruano com a Medalha de Honra do Congresso, no grau da Grande Cruz.

"Reafirmamos nossa convicção de buscar a solução de controvérsias por meio pacífico. Nos comprometemos a trabalhar pela unidade dos povos, apostando na integração regional no diálogo", declarou Lugo, que hoje realizou uma visita oficial ao Peru.

O mandatário do Paraguai destacou ainda o relançamento das relações bilaterais graças às "coincidências" entre seus governos com relação aos objetivos comuns.

O presidente peruano, Alan García, também destacou o fortalecimento das relações entre os dois países. Segundo ele, ambos os governos se assemelham ao ter como meta "a justiça social, a educação, a aproximação descentralizada do povo, e o combate às drogas que ameaçam nossa juventude e nossas sociedades".

"Para nós é de enorme importância relançar e fortalecer nossa vinculação com o Paraguai", afirmou García, que também condecorou seu homólogo com o Grande Colar da ordem O Sol do Peru.

Lugo ainda aproveitou a ocasião para fazer mais elogios à seleção de seu país, que ontem foi homenageada pelo governo pela excelente campanha no Mundial da África do Sul.

"Gostamos muito da bandeira peruana, [que é] como a camisa da seleção paraguaia, que teve um efeito extraordinário de unidade e sentimento nacional, que os políticos não conseguimos", afirmou.

A viagem do paraguaio é considerada de grande importância, já que a última vez que um chefe de Estado desse país esteve no Peru foi em 1994.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,41
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h26

    0,56
    63.578,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host