Copa 2010: Em Cuba, Moratinos assistirá à semifinal entre Espanha e Alemanha

HAVANA, 7 JUL (ANSA) - O chanceler da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, assistirá em Cuba à partida da seleção de seu país contra a Alemanha, que ocorre na tarde de hoje e é válida pelas semifinais da Copa do Mundo de 2010.

A informação foi confirmada por fontes espanholas que acompanham Moratinos em sua viagem iniciada na última segunda-feira.

Ontem, o ministro cubano das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, indicou ao seu par espanhol que a população local "apoia" a seleção da Espanha.

Ainda nesta terça-feira, Moratinos explicitou ao arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, que seu governo está "muito satisfeito" com o "diálogo" entre a Igreja Católica e as autoridades cubanas pela possível libertação dos chamados "presos políticos".

Ortega, por sua vez, reiterou que mantém "a esperança" sobre "a situação" desses detidos, que são considerados criminosos comuns por Havana.

Desde o início das negociações, em maio passado, o opositor Ariel Sigler, que passa por graves problemas de saúde, já foi libertado pelo governo do presidente Raúl Castro.

No entanto, o dissidente Guillermo Fariñas mantém greve de fome desde o dia 24 de fevereiro, pela libertação de outros 26 presos políticos que também estariam doentes.

Fariñas iniciou o protesto um dia depois da morte de Orlando Zapata, que ficou sem se alimentar por 85 dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos