UOL Notícias Notícias
 
07/07/2010 - 12h47 / Atualizada 07/07/2010 - 13h27

Luta contra as Farc é tema central para a diplomacia, diz Uribe

ANSA
BOGOTÁ, 7 JUL (ANSA) - O presidente colombiano, Álvaro Uribe, afirmou hoje que a luta contra a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deve ser levada em conta na formulação da política externa da nação sul-americana.

"A diplomacia tem que entender que os colombianos têm sofrido muito com o terrorismo e que um tema fundamental da diplomacia é que os outros países se comprometam a não permitir a presença desses terroristas em seu território", indicou Uribe.

Na opinião do presidente, que deixa o cargo no dia 7 de agosto, se os representantes diplomáticos não considerarem a luta contra as Farc a fim de "salvar umas regras de aparência, eles permitirão que o terrorismo volte a tomar" conta do país.

As declarações de Uribe foram dadas em resposta a um questionamento sobre a possível presença de seu par venezuelano, Hugo Chávez, na posse de seu sucessor e ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos.

"Me preocupam os temas das relações internacionais, mas digo que esse assunto [a vinda de Chávez à posse de Santos] não é de cosmética, nem de relações de aparência", declarou o atual mandatário.

Durante a campanha eleitoral colombiana, o futuro presidente foi criticado pelo venezuelano ao se dizer "orgulhoso" do ataque realizado em março de 2008 contra um acampamento guerrilheiro no Equador, e que ocasionou o rompimento dos laços bilaterais com o governo de Rafael Correa.

Posteriormente, Santos e Chávez reiteraram a intenção de aproximar as duas nações, que mantêm relações diplomáticas "congeladas" desde julho de 2009, quando o mandatário vizinho teria sido acusado de contrabandear armas para os guerrilheiros das Farc.

Em fevereiro, os atuais presidentes dos dois países protagonizaram um bate-boca durante uma cúpula regional em Cancún, no México. Após essa discussão, foi criado o Grupo de Amigos de Colômbia e Venezuela, liderado pela República Dominicana, com o objetivo de aproximar ambas nações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host