UOL Notícias Notícias
 
07/07/2010 - 14h14 / Atualizada 07/07/2010 - 15h04

Padre suspeito de pedofilia volta ao trabalho na Itália

ANSA
BOLZANO, 7 JUL (ANSA) - O sacerdote italiano Giorgio Carli, suspeito de ter abusado sexualmente de uma menor de idade, voltou ao trabalho após ser absolvido da acusação pelo Vaticano, informou hoje a diocese de Bolzano e Bressanone, no norte do país.

Carli, de 48 anos, substituirá o atual pároco da localidade de Vipiteno. No processo, tiveram um papel principal as recordações da mulher, já em idade adulta, surgidas durante um tratamento de psicanálise.

O sacerdote foi absolvido em primeira instância e condenado em segunda a cumprir sete anos e meio de reclusão. Em 2009, a Corte Suprema de Cassação (máxima instância judicial da Itália), decretou a prescrição do caso, mas determinou que a suposta vítima fosse ressarcida economicamente.

O bispo de Bolzano, Karl Golser, rebateu em uma nota "a convicção já expressa tantas vezes de que o sacerdote não cometeu absolutamente os fatos a ele imputados".

"Não se trata de defesa a todo custo, portanto, mas de convicção motivada pela total falta de provas objetivas à acusação a ele movida por uma jovem depois de uma longa série de sessões psicoterápicas", acrescentou o prelado.

Segundo uma nota da Cúria de Bolzano, a Congregação para a Doutrina da Fé examinou o caso de Carli "com um rigoroso procedimento canônico, que se conclui em 8 de janeiro de 2010 com a absolvição do sacerdote". "É sabido o quanto a Santa Sé se tornou severa ao avaliar casos deste gênero", continuou o comunicado.

A cúria afirmou ainda que os bispos "depois de terem analisado atentamente os elementos do episódio, cada um por sua conta, reconheceram a inocência e o conservaram no seu ministério sacerdotal e pastoral, diferente de outros sacerdotes diocesanos que foram imediatamente suspensos".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host