UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 10h57 / Atualizada 08/07/2010 - 11h48

Diplomacia italiana manifesta 'satisfação e alívio' em relação a presos cubanos

ANSA
ROMA, 8 JUL (ANSA) - Fontes italianas afirmaram que há "satisfação e alívio" no ambiente diplomático do país europeu em relação à notícia de "alguns gestos significativos" a serem adotados pelo governo de Cuba, com a possível libertação de 52 presos políticos.

Segundo porta-vozes da Farnesina -- Chancelaria da Itália --, a iniciativa seria uma decisão importante no diálogo entre as autoridades da ilha caribenha e a Igreja Católica, que o país de Silvio Berlusconi sempre apoiou e continua a apoiar, e no qual coloca as maiores expectativas no interesse da população local.

Na tarde de ontem, o porta-voz da Igreja cubana, Orlando Márquez, anunciou à imprensa que cinco presos políticos seriam libertados nas próximas horas e outros 47, que foram julgados e condenados em 2003, nos próximos três ou quatro meses.

A decisão foi divulgada após uma reunião mantida entre o presidente do país caribenho, Raúl Castro; o chanceler local, Bruno Rodríguez; o arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega; e o ministro das Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, em visita oficial à nação.

Nos últimos dias, o vice-chanceler italiano, Vincenzo Scotti, sob indicação do titular das Relações Exteriores, Franco Frattini, recebeu o embaixador cubano em Roma, Rodney López Clemente, para manifestar o desejo de gestos concretos a favor dos detidos, assim como as preocupações do governo e do Parlamento quanto às precárias condições do dissidente Guillermo Fariñas.

O opositor, em greve de fome há mais de quatro meses, solicita a soltura de 26 presos que estariam doentes. Ontem, ele teria dito a pessoas próximas que encerrará o protesto assim que for solto o primeiro grupo dos 52 detidos cujas liberações foram anunciadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,71
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,37
    64.938,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host