UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 14h28 / Atualizada 08/07/2010 - 14h50

Programa da ONU cria depósitos de alimentos para ajudar haitianos

ANSA
NOVA YORK, 8 JUL (ANSA) - O Programa Alimentar Mundial (PAM, das Nações Unidas), devido a ameaça das temporadas de furacão no Caribe, anunciou hoje que disponibilizou depósitos de alimentos que atenderão mais de um milhão de haitianos por seis semanas.

Segundo informou a agência da ONU, também foi organizado um serviço de corredor marítimo para unir as principais cidades afetadas pelo terremoto de 12 de janeiro passado. Tais operações foram dispostas a alguns dias do país completar seis meses do abalo sísmico que devastou a capital Porto Príncipe e seus arredores, deixando cerca de 200 mil mortos, de acordo com estimativas.

"A intervenção do PAM nas primeiras horas depois do terremoto foi estruturada no fornecimento emergencial de alimentos para evitar uma crise alimentar no país", explicou a diretora-executiva da entidade das Nações Unidas, Josette Sheeran.

"Agora, estamos trabalhando com o governo haitiano e com várias organizações não-governamentais (ONG) e programas que utilizam uma mix de alimentos e salários em troca de trabalho para a reconstrução", completou.

Atualmente, 35 mil trabalhadores atuam nos projetos de remoção de entulhos e canais de irrigação em troca de alimentos e salários. Até o final do ano, o objetivo do PAM é atingir 140 mil pessoas.

Por outro lado, a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) apontou hoje que as condições da população ainda são "dramáticas" e, entre os haitianos, aumenta "a lamúria pelo longo período de reconstrução".

A entidade ressalta ainda, em um relatório divulgado sobre o tema, que até o fim do ano serão necessários 90 milhões de euros para a assistência à população da ilha, advertindo que a situação dos cidadãos ainda é "muito precária".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    -0,15
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h05

    0,39
    63.505,86
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host