UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 18h41 / Atualizada 08/07/2010 - 20h28

Vice de Evo Morales apresenta processo contra governador de Santa Cruz

ANSA
LA PAZ, 8 JUL (ANSA) - O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, apresentou hoje um processo por desacato contra o governador de Santa Cruz, o opositor Rubén Costas, após este dizer que ele deveria "construir prisões com o dinheiro que recebe do narcotráfico".

García Linera explicou que decidiu apresentar a queixa contra Costas depois de esperar 48 horas para que o governador "formalizasse a denúncia diante de algum tribunal".

"Não estou atacando ninguém. Não estou atacando a região nem estou atacando um regime ou um político. Simplesmente estou defendendo a instituição democrática do Estado", disse o vice-presidente.

"Ao não haver denúncia, está claro que Costas mentiu. Mentiu a Santa Cruz e à Bolívia", acrescentou.

O governador, que é forte opositor à administração de Evo Morales, afirmou na terça-feira passada que García Linera deveria começar "a construir centenas de penitenciárias com o dinheiro que lhe dá o narcotráfico".

Em meio a declarações polêmicas, Costas disse também que quando o poder do vice-presidente acabar terá que responder "no banco dos réus por narcotráfico e terrorismo".

Ontem, por outro lado, ele pediu à imprensa que "não ponham palavras na minha boca", porque "nunca disse que ele recebeu dinheiro do narcotráfico".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host