UOL Notícias Notícias
 
11/07/2010 - 14h39 / Atualizada 11/07/2010 - 15h56

Cubanos se surpreendem com aparição de Fidel em público

ANSA
HAVANA, 11 JUL (ANSA) - A população cubana se mostrou "surpreendida" ao ver na imprensa local as novas fotos do ex-presidente Fidel Castro, e opinou que o líder político pareceu bem em sua primeira aparição pública desde 2006, na última quarta-feira.

A dona de casa Erlinda Pérez, depois de folhear o jornal Juventud Rebelde, que publicou as imagens hoje, disse à ANSA que "Fidel vai muito bem, para o que aconteceu com sua saúde". "Não esperava vê-lo outra vez tão recuperado", acrescentou ela.

A edição impressa do veículo, o único que circulou neste domingo em Cuba, estampou na capa uma das fotos tiradas durante a visita do ex-mandatário a uma instituição de pesquisa em Havana. O título da matéria é "Fidel visitou o CNIC [Centro Nacional de Investigações Científicas]".

O Juventud Rebelde trouxe também em sua página três outras imagens do líder cubano -- todas elas tiradas por seu filho Alex Castro.

"Vejo-o muito bem. Me surpreenderam. Mas é melhor que continue descansando. Esteve muito doente e já é um homem velho. Assim pode viver mil anos", brincou o aposentado Rodolfo Hernández, de 70 anos.

Nas fotos, Fidel se mostra sorridente, de pé ou sentado, conversando com funcionários do CNIC. Ele não aparecia em público desde julho de 2006, quando se afastou do poder por motivos de saúde. As imagens foram conhecidas ontem, publicadas no blog Islamía.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host