UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 12h39

Bispos de EUA, Alemanha e Suíça exortam novas regras do Vaticano sobre pedofilia

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 16 JUL (ANSA) - Conferências episcopais do mundo todo, entre elas as de Estados Unidos, Alemanha e Suíça, expressaram satisfação pelas modificações nas regras católicas sobre os crimes mais graves, especialmente os relacionados à pedofilia, relatou a Rádio Vaticana.

O chefe do Comitê para a Proteção de Crianças e Jovens da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Blaise Cupich, falou de uma mudança "encorajadora", lembrando o apoio da Santa Sé aos bispos norte-americanos em 2002, quando foram aprovadas novas normas quanto às denúncias de abusos.

"A adoção destas modificações reforça nossa determinação de fazer o possível para assegurar a proteção e a segurança das crianças, sobretudo na Igreja", declarou Cupich, que é bispo de Spokane.

O presidente da Conferência Episcopal Alemã (DBK, na sigla em alemão), Robert Zollitsch, se declarou "agradecido" pela atualização e ampliação das normativas, assinalando que as novas regras representam um "testemunho inequívoco a favor das vítimas". O secretário-geral da Conferência Episcopal Suíça, Felix Gmür também se mostrou satisfeito, apontando que com as mudanças os religiosos se sentem apoiados nos esforços "para combater de modo decidido todas as formas de agressão sexual".

Ontem, o Vaticano publicou uma reforma do Motu Proprio, documento de 2001 sobre os delicta graviora, que versam acerca dos crimes graves cometidos por religiosos. As normas mais duras trazem, entre outras atitudes, a inclusão do crime da pornografia infantil e o aumento do tempo de prescrição dos delitos, que passa de 10 para 20 anos.

Estados Unidos, Alemanha e Suíça estão entre os diversos países onde foram reportadas denúncias de abusos sexuais contra membros do clero, em uma série de acusações divulgadas a partir do segundo semestre do ano passado e que causaram uma das piores crises vividas pela Igreja Católica nos últimos tempos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host