UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 08h51

Equador rechaça volta de Honduras à OEA

ANSA
QUITO, 16 JUL (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, rechaçou a possível revogação da suspensão de Honduras na Organização dos Estados Americanos (OEA), durante uma conversa ontem com o secretário-geral da entidade, José Miguel Insulza.

"Para o Equador não é aceitável o retorno de Honduras à OEA enquanto não haja uma clara sanção ou início de julgamento contra os responsáveis pelo golpe" de Estado realizado em junho do ano passado, informou o chanceler do país, Ricardo Patiño, após o encontro.

O golpe -- motivo da suspensão do país centro-americano junto ao organismo -- depôs o então mandatário Manuel Zelaya, dando início a um regime de facto que posteriormente convocou eleições, das quais saiu vencedor Porfirio Lobo. O resultado do pleito até hoje não é reconhecido por parte da comunidade internacional.

"Acreditamos que é um péssimo precedente para a democracia no hemisfério, que seja dado um golpe de Estado em um país e sejam organizadas eleições nos meses seguintes, como se nada tivesse acontecido", assinalou Patiño.

"Parece que existem pressões de alguns países, não posso dizer quais, para esquecer o problema do golpe de Estado. E isso é algo que não pode ser esquecido", indicou ainda o ministro das Relações Exteriores equatoriano.

A próxima assembleia geral da OEA está marcada para ocorrer em 30 de julho, e nela os países-membros receberão o informe da Comissão da Verdade que investiga as mortes e torturas de civis durante e logo após a ação que derrubou Zelaya.

De sua parte, Insulza declarou, antes de se encontrar com Correa, que "o tema que está em discussão é a recuperação plena de Honduras ao sistema de integração centro-americano, que vai ser debatido pelos presidentes centro-americanos na próxima semana".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host