UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 16h30

Reciclagem no Brasil é destaque em informe do Programa da ONU para o Meio Ambiente

ANSA
NOVA YORK, 16 JUL (ANSA) - O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em um estudo divulgado hoje, destaca o exemplo positivo do Brasil, que é líder mundial na área de reciclagem, indústria que emprega cerca de 170 mil pessoas.

O documento, intitulado "América Latina e Caribe: Perspectivas para o Meio Ambiente", aborda as atividades que devem ser seguidas na região e os desafios, como o aumento da escassez de água.

Segundo a agência, as diversas práticas inovadoras implementadas na América Latina, e em outros locais do mundo, mostram que medidas podem ser tomadas para a sustentabilidade ambiental. Além do Brasil, cita como exemplos o estímulo pelo uso de fontes alternativas de combustível no Uruguai e a práticas eficientes de energia no setor de turismo no Caribe.

De acordo com o Pnuma, a região é rica em biodiversidade e já existe um consenso entre vários setores sobre a necessidade de soluções para as ameaças ao meio ambiente.

Em relação a tais riscos, o informe aponta que a demanda por água na América latina e Caribe subiu 76% entre 1990 e 2004 como resultado do crescimento demográfico.

Nesse sentido, o Pnuma também alerta que governos e sociedade civil precisam trabalhar juntos para criar políticas e instituições para combater a degradação ambiental nesses países. O estudo será divulgado em breve, mas já está disponível na internet.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host