UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 11h33

Venezuela desmente informações da Colômbia sobre guerrilheiros

ANSA
CARACAS, 16 JUL (ANSA) - O governo da Venezuela desmentiu hoje a informação divulgada pela Colômbia nesta quinta-feira de que líderes guerrilheiros estariam vivendo no país presidido por Hugo Chávez.

De acordo com o comunicado da Chancelaria venezuelana, o anúncio feito ontem foi uma "tentativa desesperada" do presidente colombiano, Álvaro Uribe, de "minar o terreno para uma eventual normalização das relações bilaterais".

O sucessor de Uribe, o ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, que assume o cargo em agosto, já manifestou sua intenção de se aproximar da Venezuela, país com o qual os laços da Colômbia estão "congelados" desde julho de 2009.

O governo de Caracas inclusive diz analisar um "convite verbal" para participar da cerimônia de posse de Santos.

Ainda de acordo com o informe divulgado pela chancelaria, Uribe "deixa um país em guerra, um governo isolado no cenário latino-americano e distante de seus vizinhos".

"Esperamos que o novo governo acolha, com suma prioridade, a proposta de um plano de paz para a Colômbia, que nos permita acompanhar na América do Sul uma solução para o conflito armado que afeta esse país irmão", indicou Caracas.

Ontem, o ministro da Defesa colombiano, Gabriel Silva, disse ter "evidências da presença de líderes" das guerrilhas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e Exército da Libertação Nacional (ELN) na nação vizinha. Silva chegou a fornecer as coordenadas do local exato onde estaria Iván Márquez, um dos comandantes das Farc.

No entanto, o governo da Venezuela respondeu que "em diversas ocasiões, foi verificada e constatada a falsidade de tais informações. Em oportunidades, as coordenadas transmitidas correspondiam a lugares situados no próprio território colombiano".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host