UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 10h04

Prefeito de cidade onde 17 jovens foram mortos pede que Calderón mande agentes

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 19 JUL (ANSA) - O prefeito de Torreón, cidade mexicana do estado de Coahuila onde ao menos 17 jovens foram assassinados na madrugada deste domingo, reiterou sua demanda ao presidente Felipe Calderón para que mande agentes à região.

Comentando "a falta da presença de federais", Eduardo Olmos declarou não saber "o que falta acontecer para que possamos contar com a presença da Polícia Federal" para conter a onda de violência que assola a zona.

De acordo com informações da imprensa mexicana, o destacamento de efetivos desta força de ordem foi retirado de Torreón no final de março. Desde então, diversas autoridades e representantes sociais locais solicitaram a Calderón a volta dos agentes.

No último dia 1º de julho, o governador de Coahuila -- estado que fica na fronteira com os Estados Unidos --, Humberto Moreira, disse estar sozinho na luta contra o narcotráfico.

"Sinto uma grande impotência quando se fala do tema da insegurança e se omite o que fazem os estados. Talvez não se saiba na mídia nacional que em Coahuila não temos nem um só policial federal há meses", desabafou Moreira na ocasião.

Os assassinatos deste domingo ocorreram por volta das 2h locais, depois que homens armados invadiram um salão de festas onde se comemorava um aniversário. Fontes da procuradoria informaram que foi aberta uma investigação devido aos "indícios" de que o ataque teria sido realizado por grupos criminosos.

As mortes se somam aos episódios registrados em decorrência de confrontos entre narcotraficantes e da repressão das autoridades contra os carteis de drogas. Segundo informes do governo, quase 25 mil pessoas morreram desde que Calderón chegou ao poder, em 2006.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    0,36
    3,291
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h27

    -0,42
    62.991,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host