UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 11h34

Colômbia celebra Bicentenário da Independência com desfile, concerto e festas

ANSA
BOGOTÁ, 20 JUL (ANSA) - A Colômbia comemora hoje o Bicentenário da Independência com celebrações em todo o território, entre as quais um grande concerto e a abertura, realizada nesta manhã, da Urna Centenária, que continha documentos guardados desde 1911.

O ato central das comemorações ocorrerá em um parque de Bogotá a partir das 12h locais (14h no horário de Brasília), ao qual comparecerá o presidente colombiano, Álvaro Uribe, e a ministra da Cultura, Paula Marcela Moreno Zapata.

Antes disso, às 10h locais, será realizado um desfile militar pelas ruas da capital com a presença de dez mil efetivos, além de 76 aviões e helicópteros de combate e transporte -- entre eles as aeronaves utilizadas na Operação Jaque, que libertou a ex-candidata presidencial Ingrid Bettancourt das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Outra das atrações da data será o Grande Concerto Nacional do Bicentenário, apresentação simultânea a ser realizada em 1.102 municípios e em 44 cidades ao redor do mundo, do qual participarão cerca de 200 mil artistas e 2.700 grupos. O epicentro da ação, que começa ao meio-dia local, será em Quibdó, no departamento de Chocó.

"Os atos simbólicos marcam a memória e isto é um ato simbólico que será recordado por muitos anos, um país que terá às 12h do dia milhões de colombianos unidos pela diversidade de suas vozes, que se veem, escutam, encontram, porque sabem que há um projeto que transcende a eles todos e é a Colômbia", declarou Moreno, segundo a rádio Caracol.

Mais cedo na manhã de hoje, em uma cerimônia que contou com a participação de Uribe, foi aberta a Urna Centenária -- caixa metálica que guardava desde 1911 documentos, livros e álbuns com imagens rurais e urbanas de Bogotá, recolhidos pelo então prefeito da cidade, Manuel María Mallarín.

Entre os objetos havia também uma ata em papel celofane na qual as autoridades da época expressavam o legado de sua geração. A prefeitura da capital colombiana anunciou que continuará a tradição, criando uma nova urna que deverá ser aberta em 20 de julho de 2110.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    1,58
    3,309
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h40

    -2,07
    61.344,67
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host