UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 19h45

Colombianos preparam contramarcha do Bicentenário da Independência

ANSA
BOGOTÁ, 20 JUL (ANSA) - Indígenas de diversas comunidades e estudantes universitários da Colômbia anunciaram uma marcha para esta quarta-feira contra o Bicentenário da Independência, celebrado hoje no país, sob a exigência de que faltam ainda os "direitos básicos e a soberania".

Pelo menos 150 organizações sociais e políticas se reúnem desde segunda-feira para discutir as principais questões nacionais e elaborar um relatório que será divulgado amanhã ao término da manifestação, convocada na Praça de Bolívar, em Bogotá.

"A mobilização popular tem um caráter de recordação do processo de resistência e luta do povo colombiano nestes 200 anos para todos os tipos de dominação interna e externa", disse Carlos García, porta-voz do comitê organizador da marcha.

A chamada Marcha Patriótica do Bicentenário ocorre "pela independência, contra o colonialismo e a intervenção estrangeira na Colômbia", explicaram os organizadores em clara referência à dependência dos Estados Unidos.

O protesto tem ainda o objetivo de mostrar ao governo do presidente Álvaro Uribe que "sem alguns direitos fundamentais, e sem soberania, é impossível ter independência", advertiu, por sua vez, David Flores, também do comitê organizador. Estima-se que pelo menos dez mil pessoas participem do ato.

Por outro lado, hoje o governo e as forças locais promoveram os festejos oficiais. Acompanhados por milhares de cidadãos, as celebrações ocorreram em praças e espaços públicos de mais de 1.100 municípios.

Um dos destaques foi a apresentação do cantor Juanes em Quibdó, capital do departamento (estado) de Chocó, nordeste colombiano, uma das regiões mais pobres do país, embora seja um dos pontos de grandes recursos minerais. A maioria da população é afrodescendente.

Em declarações à ANSA, Juanes revelou que esta "é a primeira vez" que visitava a localidade e contou que decidiu participar porque queria "ajudar a mostra um pouco desta terra, chamar a atenção a este lugar".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host