UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 16h04

Sem estrutura, Haiti se prepara para temporada de furacões

ANSA
NOVA YORK, 20 JUL (ANSA) - O Haiti já se prepara, com a ajuda das Nações Unidas, para enfrentar a temporada de furacões e tempestades, comuns no verão e que neste ano representam um perigo maior, já que 1,5 milhão de haitianos permanecem deslocados e vivem em tendas e abrigos.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou hoje que os "esforços" para o período de tempestades tropicais no Haiti "já foram iniciados".

De acordo com nota da OIM, materiais de emergência estão sendo pré-posicionados com o objetivo de atender 130 mil famílias até setembro, e ao mesmo tempo uma estratégia de comunicação está em desenvolvimento para alertar a população em caso de mau tempo.

Na última semana, segundo a entidade ligada à ONU, foi realizado um exercício de simulação na cidade de Gonaives, que foi atingida recentemente pelos furacões Gustav, Hanna e Ike.

Por sua vez, organizações humanitárias preparam cartazes rodoviários com instruções de segurança que serão colocados em acampamentos nas próximas semanas. Já os acampamentos serão alertados, com quatro dias de antecedência, sobre a chegada de qualquer tempestade perigosa, para que os residentes possam ser evacuados.

Outra preocupação do país e dos organismos que atuam no território é o risco de enchentes repentinas, já que a possibilidade de alagamento nesses locais "é considerável" e há a preocupação de transferir os desabrigados para áreas de construção sólida.

A situação do país é agravada pelas consequências do terremoto de 12 de janeiro passado que, além de ter causado mais de 300 mortes, devastou a capital Porto Príncipe e seus arredores, deixando milhares de desabrigados. ONGs denunciam ainda que as tarefas de reconstrução ainda nem começaram.

Por sua vez, o governo local estima que serão necessários mais de US$ 11 bilhões para reerguer a nação. Na semana passada, a ONU também reportou que menos de 2% dos US$ 10 bilhões prometidos pela comunidade internacional foram recebidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host