UOL Notícias Notícias
 
23/07/2010 - 16h57

Senadora Piedad Córdoba denuncia existência de vala comum na Colômbia

ANSA
BOGOTÁ, 23 JUL (ANSA) - A senadora colombiana Piedad Córdoba, forte opositora de Álvaro Uribe, voltou a criticar o governo colombiano ao denunciar hoje em uma audiência pública a existência de uma vala comum na cidade de La Macarena, sul do país.

Córdoba, do Partido Liberal (PL), junto com dirigentes de esquerda realizaram nesta semana uma audiência pública intitulada "A crise humanitária e as planícies orientais". Durante o encontro, a senadora lançou advertências sobre a "violação de direitos humanos em massa" em La Macarena, no departamento de Meta.

Segundo Córdoba, nesse local há um cemitério clandestino, pertencente ao Exércico, com uma grande quantidade de vítimas sem identificação. A acusação foi respaldada pelo deputado Iván Cepeda e pela senadora Gloria Inês Ramírez -- estes dois últimos do Pólo Democrático Alternativo (PDA, de esquerda).

Por sua vez, o governo afirmou que o ponto indicado seria o cemitério do município e declarou que no terreno há covas "separadas entre si por mais de um metro de distância", mas não valas. Contudo, as autoridades reconheceram a existência de 449 corpos de pessoas mortas em combate nos últimos oito anos.

Cepeda declarou à ANSA que independentemente das cifras e das versões sobre esse tema, "o que há na região é uma grave situação de direitos humanos que devem ser esclarecida".

Também participaram da audiência parlamentares europeus e titulares de organizações não-governamentais e foram ouvidos 15 testemunhos sobre violações de direitos humanos por militares, incluindo assassinatos e desaparecimentos forçados.

De acordo com a delegação europeia, liderada por seis deputados, existiriam "dois mil corpos" no local. Já representantes de entidades locais denunciaram os "desaparecimentos forçados, cometidos por paramilitares" e "pelo Exército".

Cepeda também negou que o objetivo da denúncia tenha sido de criar um obstáculo para a assinatura do Tratado de Livre Comércio entre Colômbia e a União Europeia, como insinuaram representantes do governo, mais sim de "identificar uma situação irregular".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,63
    4,165
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h19

    1,52
    118.478,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host