UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 12h20

Consulado da Venezuela em cidade fronteiriça da Colômbia retoma seus trabalhos

ANSA
BOGOTÁ, 26 JUL (ANSA) - O Consulado da Venezuela na cidade colombiana de Cúcuta, na região da fronteira bilateral, foi reaberto hoje, apesar do rompimento das relações bilaterais anunciado na última quinta-feira.

Segundo fontes oficiais, a sede diplomática está adiantando trâmites migratórios que foram suspensos na semana passada. O local é monitorado por membros da Polícia Nacional da Colômbia.

Ainda não há informações sobre o retorno aos trabalhos de outros consulados da Venezuela na nação vizinha.

Há quatro dias, após o presidente Hugo Chávez anunciar o rompimento dos vínculos diplomáticos com Bogotá, o ministro das Relações Exteriores do país, Nicolás Maduro, deu 72 horas para que os representantes venezuelanos deixassem a Colômbia.

Ontem, Maduro declarou que seu governo apresentará uma proposta de paz a Bogotá na reunião de chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) convocada para a próxima quinta-feira, em Quito.

Além disso, ele disse que seu país espera uma "retificação" do mandatário eleito da nação vizinha, Juan Manuel Santos, que assume no dia 7 de agosto. A atual administração, presidida por Álvaro Uribe, acusa Caracas de abrigar 87 acampamentos guerrilheiros em seu território.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h20

    -0,65
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h20

    1,02
    63.870,93
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host