UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 17h12

Em Santiago, presidente eleito da Colômbia reitera amizade com o Chile

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 26 JUL (ANSA) - O presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou hoje que "há uma amizade sem limites" entre seu país e o Chile, destacando que a relação bilateral ainda pode "melhorar e se fortalecer".

A declaração foi dada por Santos depois de um almoço com o mandatário chileno, Sebastián Piñera, no Palácio de La Moneda, sede do governo local, na capital Santiago.

"Nos une um destino comum, de projeção em direção à Ásia e dividimos o que é mais importante nas relações dos países: valores, princípios e futuro", destacou Piñera, por sua vez.

Na reunião, que durou cerca de 90 minutos, os dois líderes discutiram a importância da integração dos países que são banhados pelo Oceano Pacífico. Eles também abordaram temas como educação, segurança e a luta contra o narcotráfico.

Ainda hoje, Santos, que assume a presidência colombiana no dia 7 de agosto, se reunirá na Argentina com o secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner.

No encontro, previsto para a noite desta segunda-feira, os dois discutirão o rompimento das relações diplomáticas entre Bogotá e Caracas.

De acordo com a agenda de Santos, ele deverá ainda reunir-se com a mandatária argentina, Cristina Kirchner.

Antes, Juan Manuel Santos visitou o México, o Panamá e a Costa Rica, em seu primeiro giro pela América Latina desde que foi eleito. Segundo o cronograma, ele ainda passará por Peru, República Dominicana e Haiti.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host