UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 13h49

Polícia encontra seis corpos com marcas de tortura no sul do México

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 26 JUL (ANSA) - Seis corpos com marcas de tortura foram encontrados hoje na cidade mexicana de Chilpancingo, no estado de Guerrero, no sul do país, informou o Ministério de Segurança Publica.

Os cadáveres foram deixados dentro de um carro abandonado e foram localizados após uma denúncia anônima. De acordo com a imprensa local, junto às vítimas havia uma mensagem com ameaças a "todos os violadores, extorsionários e sequestradores".

O texto era assinado pelo "novo Cartel de la Sierra", organização criminosa que teria sido criada recentemente e cuja existência ainda é investigada pela polícia.

Na região oeste, na noite de ontem, seis supostos integrantes do cartel La Familia Michoacana foram presos em Mazamitla, no estado de Jalisco. Além dos detidos, todos homens de 18 a 31 anos, também foram apreendidos nove granadas e diversos tipos de armas e munições.

Segundo o jornal El Universal, os presos seriam Andrés Rentería Torres, Iván Nicolás Paredes, Valdemar Hernández Barajas, Cámero Mendoza Chávez, Rolando Cruz Aguilar e Oscar Omar Ayala Morales.

As mortes somam-se aos mais de 25 mil homicídios registrados nos últimos três anos, em meio à ofensiva militar impulsionada pelo presidente Felipe Calderón contra o crime organizado e o narcotráfico. De acordo com o governo, a maioria das execuções decorre das lutas entre cartéis rivais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host