UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 18h40

Senadores chilenos expressam apoio à Colômbia no conflito com a Venezuela

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 26 JUL (ANSA) - Dirigentes e parlamentares dos partidos União Democrata Independente (UDI) e Renovação Nacional (RN), ambos da aliança governista, expressaram hoje o respaldo à Colômbia no conflito que esta nação mantém com a Venezuela.

Os parlamentares anunciaram sua posição ao reunirem-se com o presidente eleito colombiano, Juan Manuel Santos, que realizava nesta segunda-feira uma visita à capital Santiago.

Santos foi recebido pelos senadores Juan Antonio Coloma e Carlos Larraín, presidentes da UDI e da RN, respectivamente, Andrés Allamand e Alberto Espina, da RN, e Jovino Novoa e Hernán Larraín, da UDI. O encontro ocorreu logo após a reunião entre o mandatário eleito da Colômbia e o presidente chileno, Sebastián Piñera.

"Expressamos solidariedade e apoio" ao governo colombiano no que diz "respeito aos ataques por parte do governo de [Hugo] Chávez", declarou Espina ao jornal La Segunda.

Já Novoa disse que "no Parlamento chileno temos permanentemente sustentado uma postura pró-colombiana nos problemas que [esta nação] tem com a Venezuela".

Por sua vez, o futuro mandatário colombiano, que assumirá o cargo em 7 de agosto, manteve a posição de não se pronunciar em público sobre o rompimento das relações diplomáticas entre Caracas e Bogotá, anunciado por Chávez na última quinta-feira.

Ainda hoje, Santos viaja à Argentina, onde será recebido pela mandatária Cristina Kirchner. Ele também se reunirá com o secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner.

O encontro com o ex-presidente argentino, inicialmente marcado para o dia da posse do colombiano, foi antecipado e terá o objetivo de analisar justamente a crise bilateral. Depois, Kirchner pretende ainda reunir-se com Chávez e também com o atual líder da Colômbia, Álvaro Uribe.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host