UOL Notícias Notícias
 
31/07/2010 - 18h17

Presidente emérito de academia pontifícia condena pesquisa de células-tronco nos EUA

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 31 JUL (ANSA) - A autorização do governo dos Estados Unidos à pesquisa de células-tronco embrionárias em seres humanos é uma "decisão inaceitável", afirmou hoje o presidente emérito da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Elio Sgreccia.

"A utilização do embrião humano recebe um juízo completamente negativo, não só da moral católica, mas de qualquer um que respeite o indivíduo humano, a pessoa humana", continuou o religioso, condenando os testes clínicos aprovados ontem, em uma decisão inédita.

Segundo reportou a Rádio Vaticana, Sgreccia declarou que apesar dos esforços para negá-lo, a ciência "permanece firme" ao dizer que o embrião é "um ser humano a caminho" e que eles são "naturalmente sacrificados para produzir estas células-tronco".

"Do ponto de vista dos resultados, de muitas partes e tempos se revelou que as experimentações não conseguem os resultados esperados, porque as células-tronco dos embriões têm uma totipotencialidade, ou seja, são inclinadas a reproduzir um sujeito, um indivíduo, não outras células", explicou o religioso.

"De qualquer forma, ainda que em alguma hora houvesse um êxito positivo, moralmente permanece um delito", comentou o presidente emérito. "Não sabemos bem a razão pela qual continuam" a buscar a experimentação em seres humanos, acrescentou ele.

"Parece que é um desafio particular em querer tentar aquilo que não foi alcançado até agora, e querer utilizar os embriões humanos porque há tantos congelados, como sucesso da fecundação artificial", sugeriu Sgreccia.

"Este fato de querer produzir material para curar outros homens quando tudo isso não teve êxito, ainda que a custo da imolação de seres humanos, é uma condenação que escapa de si mesma, frente a qualquer razão e probidade moral", apontou o religioso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host