UOL Notícias Notícias
 
01/08/2010 - 15h25

ANSA fecha parceria com Fundação de García Márquez

ANSA
SÃO PAULO, 1 AGO (ANSA) - A agência ANSA fechou nesta semana uma parceria com a Fundação Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI, na sigla em espanhol), presidida pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez.

Com isso, a agência italiana poderá publicar os textos selecionados para o Prêmio Novo Jornalismo, em português.

Para a diretora-executiva da FNPI, Tanya Escamilla, um dos pontos positivos da parceira é tentar superar a "barreia linguística" que separa o Brasil dos demais países da América Latina.

"Queremos exibir o conteúdo de qualidade gerado pelos jornalistas do resto do continente, para que outros profissionais possam melhorar sua prática diária e estudantes também possam utilizar esse material", declarou a representante da fundação.

O diretor-executivo do serviço da ANSA em português, Dario Pignotti, indicou que a "parceria pode contribuir para a melhoria do jornalismo investigativo da América Latina, que nem sempre está acessível à população".

A primeira matéria que será publicada pela ANSA é "O rastro nos ossos", vencedor da 9ª edição do Prêmio e de autoria da jornalista argentina Leila Guerriero. A reportagem foi originalmente difundida pela Revista Gatopardo, do México, em 1º de abril de 2008.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    0,17
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h48

    0,14
    63.344,73
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host