UOL Notícias Notícias
 
02/08/2010 - 15h35

Juan Manuel Santos recebe credenciais de presidente da Colômbia

ANSA
BOGOTÁ, 2 AGO (ANSA) - O presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu hoje do Conselho Nacional Eleitoral as credenciais que o certificam oficialmente como chefe de Estado do país, função que irá desempenhar a partir do próximo sábado.

"Este ato sóbrio e sensível, mas de uma grande importância, atinge o fundo do meu coração", disse Santos ao receber o documento ao lado de seu vice-presidente, Angelino Garzón.

O presidente eleito da Colômbia recordou ainda declarações de sua filha, María Antonia, que lhe perguntou se "já havia assimilado" a eleição de 20 de junho, na qual obteve mais de nove milhões de votos e derrotou com ampla vantagem o seu adversário Antanas Mockus.

"Com a entrega desta credencial poderei dizer à minha filha María Antonia que sim, que já considero-me presidente da República", acrescentou.

Durante o ato, Santos anunciou que Mariana Garcés, atual diretora-executiva da Associação para a Promoção das Artes Proartes, será sua ministra da Cultura, e o ex-senador Jairo Clopatofsky será o novo diretor do Instituto Colombiano do Esporte.

Santos, candidato do Partido Social da Unidade Nacional e respaldado por Álvaro Uribe, receberá a presidência das mãos do atual mandatário em cerimônia no próximo sábado.

Por sua vez, Uribe deixa o governo -- após duas gestões consecutivas, a primeira iniciada em 2002 -- com mais de 70% de aprovação popular, embora esteja em meio a uma crise diplomática com a Venezuela. Resta agora saber como o futuro governo colombiano irá gerir esta distensão.

A expectativa de países da América do Sul, que juntos integram a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), é que a chegada de Santos possa facilitar o diálogo com a administração de Hugo Chávez.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host