UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 12h55

Calderón confirma presença na posse de Santos

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 4 AGO (ANSA) - O governo do México confirmou a presença do presidente Felipe Calderón na cerimônia de posse do mandatário eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, marcada para o dia 7 de agosto em Bogotá, informaram hoje fontes oficiais.

A Chancelaria do país comunicou ao Congresso local que o chefe de Estado vai se ausentar, e declarou que a visita contribuirá para "reforçar ao mais alto nível a relação bilateral no início de uma nova administração".

De acordo com as fontes, o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia convidou Calderón para o ato de passagem em 28 de junho. No dia 20 de julho, Santos visitou o país e reiterou o pedido ao se encontrar com o presidente.

A diplomacia mexicana indicou ainda que "as relações políticas" entre ambas nações "constituem um exemplo de cooperação e respeito mútuo".

"Temos importantes coincidências sobre os principais temas da agenda internacional, como democracia, segurança, combate à delinquência organizada e mudanças climáticas", explicou o ministério.

A participação de Calderón na posse de Santos -- que substituirá Álvaro Uribe -- se inclui "em uma política externa dirigida a promover os interesses nacionais", assegurou a chancelaria.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h40

    -0,68
    3,115
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h47

    -0,69
    75.446,64
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host