UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 14h12

Senado paraguaio adia votação sobre incorporação do país à Unasul

ANSA
ASSUNÇÃO, 5 AGO (ANSA) - O Senado paraguaio decidiu adiar o debate sobre o tratado constitutivo da União das Nações Sul-americanas (Unasul), que estava na pauta desta quinta-feira, em meio a questionamentos de parlamentares.

O adiamento foi anunciado na manhã de hoje após senadores da bancada governista, do Partido Liberal, deixarem o recinto quando era abordada a questão da ampliação orçamentária, o que deixou pendente a discussão sobre outros temas, entre os quais o ingresso pleno do país à Unasul.

O senador Juan Manuel Bóbeda, de oposição, pediu ainda informações sobre a função que o Paraguai irá cumprir neste organismo. "Que não enviem este país a limpar o banheiro", advertiu. "Queremos saber o que vamos fazer", ressaltou o legislador.

Por sua vez, o governista Carlos Filizzola pediu que o tema volte às discussões em 15 dias. Agora, o presidente do Congresso, Óscar González Daher, deverá fixar uma nova data.

Criada em 2008, a Unasul é integrada por 12 países da América do Sul e tem a proposta de ampliar a integração regional. Até o momento, ratificaram o tratado constitutivo do bloco os congressos de Argentina, Bolívia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host