UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 14h02

Lula chega a Caracas para reunião com Chávez

ANSA
CARACAS, 6 AGO (ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já chegou na Venezuela para mais uma reunião trimestral com seu homólogo Hugo Chávez, e para favorecer um diálogo entre este país e a Colômbia, após a ruptura das relações bilaterais.

O mandatário brasileiro desembarcou às 11h15 (12h45 no horário de Brasília) e foi recebido pelo vice-presidente Elías Jaua no aeroporto de Maiquetía, próximo a Caracas.

Dali, ele foi à Plaza Bolívar, no centro da capital, onde se encontrou com Chávez e com o secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner, que se encontra no país para ajudar na mediação da crise regional.

Os líderes participariam da reunião de instalação da Secretaria da Cúpula América do Sul-África, na chancelaria. Após este evento, eles manterão um colóquio a portas fechadas no Palácio Miraflores, sede do governo local.

Lula e Chávez discutirão a situação entre Venezuela e Colômbia e examinarão o andamento das relações bilaterais, com a expectativa de firmar acordos de cooperação e integração, em áreas como os setores agrícola, financeiro, de moradia e social.

Caracas rompeu seus laços diplomáticos com Bogotá depois de ter sido acusada de tolerar a presença de guerrilheiros em seu território durante uma sessão do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), no dia 22.

Após a cerimônia de assinatura de atos durante a reunião de Lula e Chávez, prevista para as 15h locais, o presidente partirá para a Colômbia, onde chega por volta das 18h20 (20h20 no horário de Brasília).

Em Bogotá, Lula participará de um jantar promovido pelo mandatário Álvaro Uribe e pela primeira-dama Lina Moreno de Uribe aos chefes de Estado e Governo que estarão no país para comparecer, no dia seguinte, à posse do presidente eleito, Juan Manuel Santos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host