UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 19h38

Lula e Chávez assinam 27 novos acordos de cooperação

ANSA
CARACAS, 6 AGO (ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo venezuelano, Hugo Chávez, assinaram hoje uma série de acordos bilaterais, relacionados a diversas áreas de cooperação, incluindo projetos sociais e a questão fronteiriça.

Após o encontro, em uma coletiva de imprensa, Lula disse que foram assinados 27 convênios, que se somam aos anteriores. Um dos projetos se refere a construções de habitações populares na Venezuela, um dos programas empreendidos pelo brasileiro ao longo de seu governo. Outro é relativo à melhoria das sementes de milho.

O presidente agradeceu ainda ao setor empresarial do país, que, mesmo com a campanha midiática sobre uma Venezuela "contraprudente" para investimentos, as companhias não se deixaram persuadir, demonstrando ter "confiança" e "motivação".

Também foi assinada uma ata de compromisso entre o Banco da Venezuela e a Caixa Econômica Federal, que se constituirá em "um programa de alto impacto dirigido à bancarização popular, aqui chamada de socialização do banco", explicou, por sua vez, Hugo Chávez.

Os dois líderes, que ofereciam neste momento a coletiva, ainda não se expressaram sobre a crise recente entre Venezuela e Colômbia, ocasionada pelo rompimento das relações bilaterais, anunciado em 22 de julho por Caracas, após ter sido acusada de "tolerar" a presença de guerrilheiros em seu território.

A busca por uma solução é uma das propostas de Lula, que logo após a reunião com Chávez tinha na agenda a viagem a Bogotá, onde assistirá amanhã à cerimônia de posse de Juan Manuel Santos, presidente eleito em 20 de junho e que receberá o Executivo das mãos de Álvaro Uribe. Um dos objetivos do brasileiro seria fazer com que o venezuelano retomasse os diálogos com o futuro governo da nação vizinha.

Os encontros trimestrais entre os dois mandatários fazem parte do acordado em 2007. Nesta sexta-feira foi realizado a décima reunião, que tem o objetivo de avaliar o fortalecimento das relações entre Caracas e Brasília.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host