UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 14h17

Presidentes de Equador e Chile se reúnem em Quito

ANSA
QUITO, 6 AGO (ANSA) - O presidente chileno, Sebastián Piñera, em sua primeira visita oficial ao Equador, iniciou há pouco uma reunião com seu homólogo Rafael Correa, encontro no qual se prevê a assinatura de uma declaração conjunta.

Os mandatários reuniram-se por volta das 11h locais (13h no horário de Brasília) no Palácio de Carondelet (sede do governo equatoriano), no centro histórico de Quito.

Antes da reunião, Correa acompanhou o líder chileno a uma cerimônia em homenagem aos heróis da independência. Depois, os dois visitaram a igreja de La Compañía, uma das obras de arte religiosas da cidade e que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

De acordo com a agenda, os presidentes devem conversar por cerca de duas horas e, depois, oferecer uma coletiva de imprensa.

Segundo noticiou o jornal chileno El Mercurio, a declaração deverá incluir uma "expressa invocação à plena validade dos tratados de 1952 e 1954", que estabelecem as demarcações marítimas entre Chile, Peru e Equador, tema de discussão entre Santiago e Lima.

Há alguns anos, o governo peruano solicitou ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, a revisão da delimitação marítima que mantém com o Chile. Em maio, o tribunal notificou o Equador sobre o litígio, após tal Estado ter sido citado como um dos que assinaram os acordos da década de 1950.

Na época, questionou-se se o governo equatoriano iria se pronunciar a respeito. Contudo, Correa manteve-se neutro com o objetivo de não afetar as relações com nenhuma das duas nações.

O presidente equatoriano tem mantido bons vínculos com os dois colegas. Em março passado, ele assistiu à cerimônia de posse de Piñera. Em junho, esteve em Lima e, ao retornar da viagem, declarou que os laços com o Peru passavam por seu melhor momento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    -0,48
    3,267
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h05

    1,04
    63.886,11
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host