UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 13h41

Após ser diagnosticado com câncer, Lugo está 'bem' e 'animado', diz médico pessoal

ANSA
ASSUNÇÃO, 8 AGO (ANSA) - O presidente paraguaio, Fernando Lugo, está "bem" e encontra-se com "ânimo", após ter sido diagnosticado com câncer linfático na última semana, afirmou hoje médico Néstor Martínez, um dos integrantes da equipe médica do presidente.

Martínez também contou que outro tumor foi detectado entre os pulmões e a coluna vertebral, na região do tórax, o mesmo tipo da descoberta da última quarta-feira, na zona inguinal (região da virilha).

Segundo ele, "esta situação não complica [o caso], porque está dentro do que é considerado um Linfomas Não-Hodgkin que pode tomar qualquer gânglio do corpo".

Em declarações ao programa local La Lupa, do canal Telefuturo, o médico evitou esclarecer quantas etapas ou formas de tratamento o mandatário seria submetido, dizendo apenas que ele "está excelente, com bom estado de ânimo, desenvolvendo suas atividades normalmente".

Hoje, nas primeiras horas da manhã foram enviadas partes do material extraído aos Estados Unidos, onde serão realizadas novas análises.

O chefe de Governo, por sua vez, participou da inauguração de uma maratona do Bicentenário, cujos 200 anos de independência serão celebrados em 2011. A atividade desportiva, que faz parte dos festejos, reúne cerca de 2.500 atletas de mais de 20 países.

Na terça-feira, Lugo é esperado em São Paulo, onde será submetido a exames e possível tratamento no Hospital Sírio-Libanês. Segundo o Ministério da Saúde paraguaio, o convite foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host