UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 16h37

Chanceleres de Venezuela e Colômbia iniciam encontro em Bogotá

ANSA
CARACAS, 8 AGO (ANSA) - O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, era recebido na tarde de hoje por sua par colombiana, María Ángela Holguín, na sede do Ministério das Relações Exteriores na capital Bogotá.

Com o encontro, espera-se que as duas nações deem início a uma aproximação após o rompimento das relações diplomáticas, no último mês de julho, quando a Colômbia era governada por Álvaro Uribe, que deixou ontem o poder após oito anos no Executivo.

Na reunião, entre outros, deverá ser definido um local para um eventual encontro entre o líder venezuelano, Hugo Chávez, e o recém-empossado presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que ontem mostrou-se disposto a um "diálogo direto", sem mediadores, pela retomada dos vínculos bilaterais com esta nação.

O fim dos laços diplomáticos foi anunciado por Caracas em 22 de julho, no momento em que a gestão de Uribe apresentava à Organização dos Estados Americanos (OEA) a denúncia de que o governo venezuelano abrigaria cerca 1.500 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) em ao menos 87 acampamentos em território venezuelano.

Após a demonstração positiva de Santos, Chávez disse que poderia "virar a página" e avançar em um diálogo com o novo colega. Hoje, em um novo sinal de aproximação, ele fez um chamado às guerrilhas colombianas por um acordo de paz e pela libertação de todos os reféns que são ainda mantidos em cativeiro.

"À guerrilha é preciso fazer um chamado (...). Essa guerrilha deve manifestar-se pela paz e deve libertar todos os sequestrados. Por que a guerrilha deve ter sequestrados?", questionou Chávez em seu programa dominical de Rádio e TV "Alô Presidente".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h19

    0,10
    3,282
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h25

    0,89
    63.818,78
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host