UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 16h15

Colômbia e Equador avançam na normalização das relações, dizem chanceleres

ANSA
BOGOTÁ, 8 AGO (ANSA) - Os ministros das Relações Exteriores de Colômbia e Equador, María Angela Holguín e Ricardo Patiño, respectivamente, afirmaram hoje que seus países avançam em direção "à normalização das relações bilaterais", rompidas desde 2008.

Em uma rápida coletiva de imprensa, após uma reunião em Bogotá, Holguín -- que assumiu ontem o posto -- destacou a importância da presença do mandatário equatoriano, Rafael Correa, na cerimônia de posse de Juan Manuel Santos, ocorrida na tarde de sábado.

"Tivemos uma excelente reunião com o chanceler Patiño e é muito importante continuar no caminho de normalização das relações" continuou a ministra, acrescentando que será definida uma agenda nos próximos meses com o objetivo de se atingir "avanços concretos".

Já Patiño considerou que o encontro "foi um ponto de partida no avanço das relações diplomáticas". Ele ainda classificou a reunião de ontem, entre Santos e Correa, como "muito significativa".

Segundo ele, foi "um gesto de imenso valor" a entrega ao Equador dos computadores do guerrilheiro Raúl Reyes, líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) morto em território equatoriano durante a incursão ilegal do Exército colombiano, em março de 2008, que levou ao fim dos laços diplomáticos.

Os discos rígidos dos computadores de Reyes eram solicitados pelo governo equatoriano desde o anúncio de aproximação, feito no fim do último ano. De acordo com as autoridades da administração de Álvaro Uribe (2002-2009), nos arquivos estariam as provas dos supostos vínculos das Farc com os governos de Equador e Venezuela, informação que é repudiada por ambas as nações.

Ontem, ao assumir o governo, Juan Manuel Santos afirmou que o restabelecimento das relações diplomáticas com os vizinhos -- Quito e Caracas -- seria uma de suas prioridades. Ele disse ainda que iria recorrer à diplomacia e não a guerra para isso e demonstrou-se disposto a dialogar diretamente com os dois países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h30

    -0,21
    3,166
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h34

    0,21
    68.501,69
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host