UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 17h02

Insulza expressa apoio a possível diálogo entre a Colômbia e as Farc

ANSA
WASHINGTON, 8 AGO (ANSA) - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, respaldou hoje a realização de conversações de paz entre o novo governo colombiano e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ao mesmo tempo em que pediu aos países da região colaboração a este diálogo.

"O tema das Farc finalmente tem uma solução política e espero que haja um acordo como o que se chegou com as Autodefesas Unidas" da Colômbia (AUC, extrema-direita) durante o governo de Álvaro Uribe, que deixou ontem o poder após oito anos no comando, disse Insulza.

O sucessor de Uribe, Juan Manuel Santos, assumiu o Exeucutivo manifestando sua intenção de dialogar com os guerrilheiros, desde que estes deponham as armas.

Por sua parte, na semana passada, o líder das Farc, Alfonso Cano, disse em um vídeo estar disposto a negociar com a administração de Santos.

Para a OEA, as Farc deixaram de ser uma organização com fins políticos, devido as suas relações com o narcotráfico e, segundo Insulza, a ação da guerrilha realiza-se na "imensidão" da selva amazônica, e se expandindo por cinco países.

Nos últimos meses de sua gestão, Uribe acusou o vizinho Hugo Chávez de abrigar em território venezuelano líderes da guerrilha, o que desencadeou uma nova crise e levou ao rompimento dos vínculos entre Caracas e Bogotá.

"Os países" da região devem "colaborar" na busca de uma solução política ao conflito colombiano, afirmou Insulza ao jornal El Universo, do Equador.

Mais cedo, Chávez, por sua vez, pediu aos guerrilheiros colombianos -- o que inclui as Farc e também o Exército de Libertação Nacional (ELN), que supostamente atuariam em sua nação -- que busquem o caminho da paz e libertem todos os reféns que mantêm em cativeiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h30

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host