UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 08h41

Papa convida as pessoas a viverem 'sem egoísmos'

ANSA
CASTEL GANDOLFO, 8 AGO (ANSA) - O papa Bento XVI convidou hoje, durante o Angelus deste domingo, as pessoas a atuarem "sem egoísmo, sede de posse ou de domínio".

O Pontífice, em discurso feito em sua residência de Castel Gandolfo, também recordou os santos que serão celebrados na próxima semana, entre eles dois mártires da fé -- a freira carmelita Edith Stein e o padre franciscano Massimiliano Kolbe, mortos no campo de concentração de Auschwitz.

"Ambos atravessaram o obscuro tempo da Segunda Guerra Mundial, sem perder nunca de vista a esperança, o Deus da vida e do amor", lembrou.

Ao comentar um trecho do Evangelho, que retrata Jesus falando com seus discípulos sobre o valor da pessoa aos olhos de Deus e sobre a inutilidade das preocupações terrenas, o Papa explicou que o convite de Cristo orienta os fiéis a "não temerem" e a agirem com "o coração aberto" a uma "esperança que ilumina e anima a existência concreta".

"Temos a certeza de que o Evangelho não é apenas uma comunicação de coisas que possam ser conhecidas, mas uma comunicação que produz fatos e muda a vida", continuou.

"Convido-os a usarem as coisas sem egoísmo, sede de posse ou de domínio, mas segundo a lógica de Deus, a lógica da atenção ao outro, a lógica do amor", completou.

Bento XVI está em Castel Gandolfo desde o início de julho, passando o período do verão (europeu). Ele deve ficar nesta localidade, a 30 quilômetros de Roma, até o mês de setembro, quando tem programada uma viagem à Grã-Bretanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host