UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 18h07

Senadora Isabel Allende reclama ajuda às famílias de mineiros chilenos presos

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 8 AGO (ANSA) - A senadora socialista chilena Isabel Allende, filha do falecido ex-mandatário Salvador Allende, pediu hoje informações da empresa San Esteban, proprietária da mina de cobre em San José, onde estão presos há três dias 34 trabalhadores.

Segundo a senadora, eleita pela região de Atacama, onde localiza-se a instalação, "as famílias estão sentido, com muita razão, irritação com a empresa, porque não lhes entregam informação e tampouco se responsabiliza pelos custos, por exemplo, de passagens, porque há pessoas que viajaram de muito longe, assim que souberam do ocorrido".

Os mineiros estão presos desde quinta-feira no local, após um desabamento bloquear a passagem. A mina localiza-se a cerca de 400 metros de profundidade.

Especialistas estimaram hoje que as equipes de resgate levariam ao menos sete dias para chegar ao ponto em que os trabalhadores estariam. Consultados por uma rádio local, analistas disseram que, após o fracasso das primeiras atividades -- que foram suspensas ontem --, deverá levar-se pelo menos sete dias para chegar-se a eles.

Estima-se ainda um novo plano para fazer comunicação com os homens e para levar a eles oxigênio. De acordo com fontes que atuam nas tarefas, o grupo poderia ter acesso à água, o que o ajudaria a sobreviver, já que há um depósito com cerca de cinco mil litros de água ali.

Em 2007, um trabalhador morreu na mesma mina, localizada na região de Copiapó. O trabalho no local foi suspenso por um ano.

Ontem, o presidente chileno, Sebastián Piñera, que acompanharia a cerimônia de posse de Juan Manuel Santos, na Colômbia, antecipou seu retorno ao Chile para acompanhar as atividades no país.

Hoje, ele se comprometeu a realizar todos os "esforços para chegar" aos mineiros. "Não os deixaremos. Estão sendo utilizados todos os recursos disponíveis", afirmou o chefe de Governo.

Serão realizadas as "investigações necessárias para estabelecer as responsabilidades e, sobretudo, daremos apoio e respaldo às famílias", declarou o mandatário na sede do Executivo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host