UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 14h58

Argentina está otimista com reunião entre presidentes de Venezuela e Colômbia

ANSA
BUENOS AIRES, 9 AGO (ANSA) - O chanceler argentino, Héctor Timerman, destacou hoje a "vocação muito grande" de diálogo dos governos de Colômbia e Venezuela ao referir-se à reunião que ocorrerá amanhã entre os presidentes Juan Manuel Santos e Hugo Chávez.

"Vimos uma vocação muito grande entre ambos os governos" de aceitar a proposta de diálogo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), afirmou Timerman, em conversa com a Rádio das Mães da Praça de Maio.

A iniciativa de diálogo, por meio de um encontro direto, surgiu no domingo durante a reunião entre os chanceleres de Colômbia, María Angela Holguín, e de Venezuela, Nicolás Maduro, junto ao secretário-geral do bloco sul-americano, Néstor Kirchner.

"Esperamos que seja iniciado o caminho para a solução do conflito na fronteira", acrescentou o chefe da diplomacia de Cristina Kirchner.

Consultado sobre o perfil de Santos em relação ao ex-mandatário Álvaro Uribe (2002-2009), o chanceler o considerou "muito diferente e agora vamos vê-lo em ação".

Timerman afirmou ainda que "em todas as ocasiões que conversamos, ele [Santos] manifestou seu desejo de solucionar o conflito com a Venezuela e com o Equador, e ter relações pacíficas com a região".

"É uma mensagem muito diferente a de seu antecessor, que falava de guerras, ataques e agressões verbais todo o tempo", complementou.

Segundo a imprensa colombiana, amanhã, Chávez e Santos se reunirão a partir das 12h locais (14h no horário de Brasília) na Quinta de San Pedro Alejandrino, onde viveu até a sua morte o libertador Simon Bolívar.

Este é considerado um passo importante em direção à normalização das relações diplomáticas, rompidas desde 22 de julho, após a Venezuela ser acusada pela Colômbia de abrigar "terroristas" das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host