UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 13h21

Cidade italiana de Pesaro recebe festival sobre Rossini

ANSA
PESARO, 9 AGO (ANSA) - Começa nesta segunda-feira o XXXI Rossini Opera Festival (ROF) na cidade italiana de Pesaro, na região de Marcas, evento que reunirá fãs da música do compositor Gioachino Rossini provenientes de todo o mundo.

As apresentações, que acabam no dia 22 deste mês, iniciam com "Sigismondo" -- executada poucas vezes na época moderna --, dirigida por Michele Mariotti e com regência de Damiano Michieletto.

A ópera entra em cartaz com a meio-soprano Daniela Barcellona, o tenor Antonino Siragusa, além de Manuela Bisceglie, Olga Peretyatko e Enea Scala. O grupo volta a se apresentar mais quatro vezes no decorrer do festival, realizado no Teatro Rossini.

Amanhã será a vez da primeira composição do tipo feita por Rossini, "Demetrio e Polibio", escrita quando o autor tinha apenas 14 anos, em 1806. Corrado Rovaris dirige essa montagem, que terá a regência de David Livermore e participação da soprano espanhola María José Moreno, do tenor chinês Yijie Shi e da meio-soprano Victoria Zaytseva.

Os três cantores se formaram na Academia Rossiniana de Pesaro. "Demetrio e Polibio" volta ser apresentada nos dias 13, 16 e 19, também no Teatro Rossini.

Nos dias 11, 14, 17 e 20, por fim, será apresentada "La Cenerentola", dirigida por Luca Ronconi e estrelada por Lawrence Brownlee, Marianna Pizzolato, Nicola Alaimo, Paolo Bordogna, Manon Strauss Evrard e Cristina Faus. O canadense Yves Abel rege a montagem, que será apresentada no ginásio de basquete Adriatic Arena.

O programa se completa com quatro recitais de canto e um concerto em homenagem aos 300 anos de nascimento do autor barroco Giovan Battista Pergolesi.

A Academia Rossiniana também se apresenta com "Il viaggio a Reims" e "Pecados de la vejez", uma reunião de peças para piano compostas por Rossini.

O programa do festival prevê, para 2011, novas versões de "Adelaide di Borgogna" e de "Mosé in Egitto", e a reapresentação de "La scala di seta", muito aplaudida dois anos atrás.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host